[Resenha] Garoto 21





GAROTO 21
MATHEW QUICK
Editora Intrinseca
Melhor preço: Buscapé
Sinopse:
Repetir um movimento várias e várias vezes ajuda a clarear a mente uma lição que Finley aprendeu muito cedo, nas quadras de basquete. Numa cidade comandada pela violência do tráfico e da máfia irlandesa, vestir a camisa 21 e dar o sangue em quadra é sua válvula de escape.
Vinte e um também é o número da camisa de Russ, um gênio do basquete. Ou pelo menos era. Recém-chegado à cidade de Bellmont depois de ter a vida virada de cabeça para baixo por uma tragédia, a última coisa que ele quer é pegar de novo numa bola.
Russ está confuso, parece negar o que lhe aconteceu e agora se autointitula um alienígena de passagem pela Terra. Finley recebe a missão de ajudá-lo a se recuperar e, para isso, precisará convencê-lo a voltar a jogar, mesmo sob o risco de perder seu lugar como estrela do time.
Contra todas as probabilidades, Russ e Finley se tornam amigos e, por mais estranho que pareça, a presença de Russ poderá transformar a vida de Finley completamente. Uma emocionante história sobre esperança, amizade e redenção, com a prosa sensível e inteligente de Matthew Quick.


=== Resenha ===


Oi gente! Tudo bom?!

Passado o mês de férias em que, eu finalmente li alguma coisa, vim trazer uma resenha de alguma das leituras que eu fiz. Esse mês foi especial YA, livros jovem-adultos, e se vocês embarcarem nesses livros comigo, lá vai uma dica: separem os lencinhos! Lágrimas vão rolar!kkk

Um dos autores que eu mergulhei foi Mathew Quick. Já havia lido O LADO BOM DA VIDA e, por indicação de um amigo; li PERDÃO, LEONARD PEACOK e, o que apresentarei a vocês hoje GAROTO 21.

GAROTO 21 conta a história de Finley; um dos poucos garotos brancos da escola e armador do time de basquete; ele sabe o que quer e vai atrás. Pelo amor ao esporte ele treina muito e faz as maiores loucuras. Quando não está em temporada de jogos com o basquete, Finley se divide em cuidar do avô, que não tem as pernas, estudar e namorar a doce, bela e também apaixonada por basquete Erin. Mas, quando a temporada começa, o focado Finley é só atenção ao basquete e sua amada camisa 21.       
E é aí que entra Russel Allen, ou como ele gosta de ser chamado: GAROTO 21. Jogador revelação de basquete, ele cria toda uma fantasia de que é um explorador do espaço e que seus pais estão numa viagem espacial, mas logo virão buscá-lo.


“— A matéria não pode ser destruída nem criada — diz ele. — Esse é um dos princípios básicos do universo. Mas existe sua força vital, que está contida e interditada aqui na Terra pelo seu corpo, sua carne, como se fosse uma prisão. Quando vocês, terráqueos, morrem, sua força vital é liberada e isso permite que viajem pelas galáxias novamente. Não é morte, é libertação.”


Ele se transforma no Garoto 21 depois que os pais sofrem um acidente de carro em que não há sobreviventes. Filho único, Russel vai morar com os avôs e começa a estudar na mesma escola de Finley. Para que o estranho menino não fique isolado, o treinador Wilkim, pede ajuda de Finley para enturmar o Garoto 21 na escola e no time de basquete. Finley se vê obrigado a ajudar uma pessoa que pode vir a roubar para sempre o seu lugar no time. E agora? Como lidar?


“Estou cansado de fazer coisas legais para os outros e levar a pior por isso. Só quero sair daqui. Só quero escapar.”



Adoro a escrita do Mathew que, consegue lidar com problemas pesados e sérios de uma forma que hora alerta, hora choca o leitor. Por trás das suas histórias sempre há um toque de ensino básico à psicologia. Em garoto 21 é até divertido como temas como pré-conceito, uso de drogas, envolvimento com crime organizado, depressão, egoísmo e inveja são tratados. Tive a impressão de estar assistindo à SESSÃO DA TARDE rindo, torcendo e sofrendo com os personagens.
Aproveitem o clima dos jogos olímpicos e entrem em quadra com a equipe de Finley. Tenho certeza que a medalha de ouro para leitura “fofinha” do ano já tem dono! Kkkk




Boa leitura!





0 comentários :

Postar um comentário

Deixe seu comentário! Ele me deixa muito feliz!